segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Lado Bom x Lado Ruim



Alimentos IndustrializadosOs produtos industrializados ocupam uma parcela cada vez maior do mercado de alimentos. Eles são bem práticos, pois já vêm prontos ou semi-prontos. O único trabalho é abrir a embalagem, e mesmo as embalagens estão cada vez mais fáceis de abrir. Além da praticidade, os alimentos industrializados também possuem um prazo de validade bem maior do que os produtos "in natura", tornando fácil o armazenamento. Vieram para ficar e representam uma solução para a vida corrida das grandes cidades.


Você já ouviu aquela velha frase que antigamente as pessoas se alimentavam melhor? Que atualmente todo mundo só come comida industrializada e fast foods? Isso não deixa de ser uma verdade em certa parte. A industrialização trouxe vários benefícios no campo da alimentação nos quesitos qualidade, tempo maior para consumo dos alimentos, segurança, dentre outros. Por outro lado, não podemos culpar a industrialização por todo resto ruim que existe na alimentação nos dias atuais. 

             Apesar dessas características que os tornam favorável para a maioria dos consumidores, existe um lado que muitos desconhecem. Para aumentar a durabilidade desses alimentos, seus fabricantes utilizam, na grande maioria das vezes, substâncias químicos que podem fazer muito mal à saúde dos consumidores. Entre eles destacam-se os aromatizantes, corantes, antioxidantes, conservantes, estabilizantes, acidulantes.

Uns exemplos, são os pudins, gelatinas e iogurtes. Estes podem conter acidulantes, aromatizantes, corantes e conservantes, sendo que esses últimos são um dos mais perigosos á saúde, pois estão relacionados ás causas de distúrbios metabólicos e digestivos, além de alergias. 
Encontramos macarrões instantâneos que ficam prontos em poucos minutos, os tradicionais hambúrgueres, batatas fritas, pães de queijo, empanados de frango, salgadinhos fritos, sanduíches, sopas prontas, tudo muito prático. Mas e a saúde, como fica nessa?
Esses alimentos contêm alto teor de proteínas gorduras, sódio e calorias e baixo teor de fibras, vitaminas A, C e D, betacaroteno e folato, sendo responsáveis pelo aumento da obesidade, do colesterol, diabetes e de doenças cardiovasculares.
A massa do macarrão é elaborada, colocada em um molde e frita por imersão, onde toda a gordura será absorvida para secar o produto.

Os temperos prontos presentes nos macarrões instantâneos, e que também nos facilitam e muito a vida nas receitas, são compostos normalmente por um excesso de sódio, glutamato monossódico e gordura hidrogenada. Um tablete contém cerca de 9 g de sódio, lembrando que para pessoas sadias o indicado é o consumo de apenas 6 g no dia todo. O excesso pode acarretar doenças cardiovasculares, renais e até câncer de estômago.

Quanto às sopas prontas, além de não substituir uma refeição por serem pobres em vitaminas e fibras, elas também são ricas em gordura e sódio.

Aditivos e seus efeitos colaterais
  • Conservadores (ácido benzóico, nitratos, nitritos...): alergia, distúrbios gastrointestinais, dermatite, aumento de mutações genéticas, hipersensibilidade, câncer gástrico e do esôfago.
  • Corantes: reações alérgicas, convulsões e câncer.
  • Espessantes: irritação da mucosa intestinal e ação laxante.
  • Estabilizantes: cálculos renais e distúrbios gastrointestinais.
  • Umectantes: distúrbios gastrointestinais e da circulação pulmonar.
  • Acidulantes (ácido acético): cirrose hepática, descalcificação dos dentes e dos ossos.
  • Flavorizantes: câncer e alergias.


Vídeos sugeridos:
http://www.youtube.com/watch?v=0uJ3A8ndaqs- Cuidado com alimentos industrializados
http://www.youtube.com/watch?v=Yxr2L3n_vW4 (parte 1) - Alimentos industrializados x Alimentos Orgânicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário