Do que é composto os alimentos industrializados? E qual a função?
Para garantir uma alimentação saudável, é importante priorizar os alimentos minimamente processados, ou seja, cereais integrais, frutas, hortaliças, laticínios e carnes magras. O indivíduo deve procurar pensar na relação custo-benefício para a saúde e a qualidade de vida que este tipo de escolha será capaz de produzir ao longo do tempo -, destaca Rosana.
Alimentos industrializados devem ser consumidos com cautela, com atenção aos rótulos e levando-se em conta a integridade da embalagem, o prazo de validade e o selo de inspeção. Deve-se dar preferência a produtos com alto percentual de fibras e baixo percentual de gorduras saturadas, gorduras trans e sódio. Para facilitar, as nutricionistas explicam o que significa cada componente da tabela nutricional.
Carboidratos: a principal função é fornecer a energia para as células do corpo, principalmente do cérebro. São encontrados em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos - como batata, mandioca e inhame - e doces em geral.
Proteínas: necessárias para construção e manutenção dos órgãos, tecidos e células. Encontradas nas carnes, ovos, leites e derivados e nas leguminosas (feijões, soja e ervilha).
Gordura total: as gorduras são as principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal.
Gorduras saturadas: tipo de gordura presente em alimentos de origem animal. São exemplos: carnes, toucinho, pele de frango, queijos, leite integral, manteiga, requeijão e iogurte. O consumo desse tipo de gordura deve ser moderado, pois quando consumido em grandes quantidades pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração.
Gordura trans: tipo de gordura encontrada em alguns alimentos industrializados como margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes, salgadinhos prontos, produtos de panificação, alimentos fritos e lanches salgados que utilizam as gorduras vegetais hidrogenadas na sua preparação. Considerando que o organismo não necessita desse tipo de gordura, o consumo deve ser reduzido – o limite são dois gramas por dia. Quando consumida em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração.
Fibras alimentares: presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A ingestão de fibras auxilia no funcionamento do intestino.
Sódio: presente no sal de cozinha e em alimentos industrializados, como salgadinhos de pacote, molhos prontos, embutidos e produtos enlatados, devendo ser consumido com moderação, uma vez que o consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial.
As salsichas, por exemplo, uns dos produtos embutidos mais consumidos, apresentam em sua composição os nitratos e nitritos que são reconhecidos como substâncias carcinogênicas, o mesmo serve para os antioxidantes, estabilizantes, corantes e conservantes, encontrados também no bife de hambúrguer.
As salsichas, por exemplo, uns dos produtos embutidos mais consumidos, apresentam em sua composição os nitratos e nitritos que são reconhecidos como substâncias carcinogênicas, o mesmo serve para os antioxidantes, estabilizantes, corantes e conservantes, encontrados também no bife de hambúrguer.
Sites pesquisados:
Postado por Fabrício Silva e Lorena Portela
Nenhum comentário:
Postar um comentário